Sustentabilidade para empresas: Conheça sua importância

Sustentabilidade para empresas: Conheça sua importância

Se existe um assunto muito comentando na atualidade, com certeza o tema é sustentabilidade para empresas. 

Afinal, qual o motivo deste BOOM ligado à sustentabilidade empresarial? Entre vários fatores, está o grande impacto sanitário da pandemia Covid-19 e os holofotes que ela colocou sobre as empresas. 

Acontece que, em milhares de casos, a displicência com o meio ambiente, a falta de políticas internas de preservação ambiental e a precariedade com questões sanitárias recebeu destaque – negativo – desde o início da pandemia. 

Então, como podemos falar sobre a sustentabilidade para empresas em um cenário como este? A resposta é complexa, porém ela existe: entendendo como empresas podem se transformar em grandes aliadas das práticas socioambientais, transformando seu posicionamento atual em um novo, mais antenado ao meio ambiente e muito mais humanitário. 

Vamos discorrer mais sobre este assunto a partir de agora, continue a leitura ao nosso lado! 

A sustentabilidade para empresas e seus benefícios 

Para existirem mudanças no quesito “mercado”, o esforço é centenas de vezes maior. Isso acontece devido à facilidade de não se mover em prol da causa ambiental. 

Afinal, praticar a coleta seletiva, por exemplo, dá trabalho, e não realizá-lo é muito mais conveniente. Então, como mobilizar empresas e estimulá-las a ajudar? 

Inicialmente, apresentando parte dos benefícios que elas receberão abraçando essa causa! Podemos destacar:

  • A otimização da marca para a comunidade e seus consumidores;
  • O reaproveitamento de recursos através dos projetos ambientais (como a reciclagem) para realizar sua produção, conseguindo redução de custos mensais;
  • A empresa preserva as condições do meio ambiente em prol do bem-estar das próximas gerações;
  • Reconhecimento mercadológico, aumentando a satisfação de clientes, parceiros e fornecedores. 

Estes são alguns dos vários benefícios, mas podemos entender de maneira mais clara como empresas se beneficiam ao ajudar projetos ambientais. A empresa e o planeta saem ganhando. 

Uma empresa que investe na sustentabilidade oferece um diferencial de mercado: a consciência social. Com ela, a empresa transmite uma imagem muito mais positiva para o mercado, se sobressaindo da concorrência. 

Desta forma, fica mais interessante para empresas entenderem a sustentabilidade e sua relevância – a preservação ambiental mundial – aliada a benefícios mercadológicos. 

Não é segredo para ninguém que vivemos sobre os impactos negativos da degradação ambiental feita até hoje, como;

  • o aumento de calor graças ao desmatamento, acelerando o aquecimento global; 
  • piora da qualidade do ar, das águas e das florestas;
  • derretimento polar, impactando nos oceanos, fauna, flora e temperatura mundial; 
  • aumento de poluição em cidades, aterros e oceanos. 

Então, com isso em mente, a seguir você poderá ver algumas formas práticas de projetos socioambientais que podem ser abraçados por empresas em prol da defesa do meio ambiente, conscientização popular e muito mais. 

Formas práticas de sustentabilidade para empresas

sustentabilidade para empresas

Antes das dicas, é importante compreender que nenhuma prática acontece do nada: sua empresa não está sozinha. Conte com projetos sociais, ONGs e até empresas parceiras para conseguir efetivar as práticas: o importante é começar, e começar direito! 

Por exemplo, as empresas parceiras ForestBank tem suporte total para entender projetos, regras pré-estabelecidas e organização completa para conseguir colocar a mão na massa e fazer real diferença no mundo. 

Além disso, nós oferecemos o selo ECO FAN: com este selo oficial, sua empresa ganha o reconhecimento visual de quem atua com práticas sustentáveis, melhorando a popularidade da marca, conquistando novos clientes e muito mais. Conheça melhor clicando aqui. 

1 Descarte consciente, coleta seletiva e reciclagem 

Assuntos que você provavelmente escutou desde criança, os 3 temas deste tópico conversam entre si e são de extrema importância para: 

  • reduzir o volume de lixo em aterros sanitários, oceanos e florestas; 
  • diminuir a proliferação de doenças; 
  • aumentar a reutilização de matéria-prima, potencializando mercados, reduzindo custos e outros benefícios; 
  • gerando empregos. 

Se você quer compreender melhor sobre o tema e a grande diferença que sua empresa pode fazer em prol do meio ambiente, indicamos um conteúdo excelente aqui do blog ForestBank sobre a importância da coleta seletiva, confira. 

2 Captação de água

Existem diversos sistemas de alta tecnologia e fácil acesso para a captação da água da chuva, permitindo que a empresa reduza custos com água, reduz o desperdício e estimula o uso consciente. 

Desta forma, empresas que contam com tais sistemas ganham versatilidade com o uso da água, alimentando sistemas de irrigação, usos em espaços sanitários entre outras opções. 

3 Optar por materiais biodegradáveis 

Sabia que a composição tóxica de produtos de limpeza são altamente prejudiciais para nosso ecossistema e saúde? Mais que isso, embalagens e outros materiais que compõem tais itens também ajudam na poluição global, como o plástico, por exemplo. 

Para contrapor a tais impactos negativos, existem diversos produtos biodegradáveis e menos violentos, proporcionando menor impacto para o meio ambiente, se decompõem com mais facilidade entre outros benefícios.

Recomendamos uma boa pesquisa para conhecer as marcas que oferecem estes produtos e suas condições especiais para empresas, viabilizando a adesão do uso destes produtos. 

4 Valorização e utilização de energia limpa 

O gasto com energia elétrica cresce a cada dia. Recentemente, por exemplo, o aumento das taxas passou de 50% em apenas um mês. 

Uma opção interessante para o meio ambiente – e para o bolso – é o investimento em energias sustentáveis e com baixo impacto ambiental, como a energia solar, por exemplo. 

Com economias de até 95% na conta, níveis baixos de depredação natural e o caráter renovável, essa opção pode ser excelente para sua empresa em todos os lados; o econômico e o sustentável. 

Conclusão 

Gostou das dicas? A importância de falarmos da sustentabilidade para empresas guia caminhos de mudança mundial em todas as vertentes. Dialogar sobre o tema e começar a aplicar mudanças nesta pauta ajudam: 

  • acelerar a adesão de outras empresas a participarem de projetos socioambientais; 
  • ajudar a moldar a opinião pública e a encontrar mais apoiadores para a causa; 
  • impulsionar o mercado brasileiro como “mercado responsável”, facilitando inclusive melhor diálogo com o comércio exterior; 
  • aceleração de projetos que ajudam o meio ambiente e reduzem lixo e diminuem doenças geradas por problemas sanitários; 
  • maior mobilização social na participação dos projetos, agindo de dentro da empresa para fora. 

Conheça mais sobre como o ForestBank e os projetos ambientais que apoiamos! Temos orgulho de sermos o primeiro banco brasileiro com visão de capital consciente, oferecendo soluções 100% digitais orientadas em prol da defesa do meio ambiente! 

Acesse o site oficial do ForestBank, conheça nossa premissa, conteúdos e abra sua conta gratuita! 

Deixe um comentário