TED, DOC e Pix: diferenças e principais características
Photo of pretty ethnic woman ponders on how to answer question, thinks deeply about something, uses modern mobile phone, tries to made up good message, keeps index finger near lips, stands indoor

TED, DOC e Pix: diferenças e principais características

PIX, TED e DOC: qual usar? 

No blog de hoje vamos explicar mais sobre cada uma das transações e transferências bancárias, desmistificando o tema! 

O conteúdo tem caráter informativo e será um excelente auxílio para você, que quer entender melhor sobre o que usar, quando usar e os benefícios! 


Boa leitura!

Conheça cada modelo

Para conhecer as diferenças, precisamos falar sobre as principais peculiaridades de cada modelo de transação bancária. Vale ressaltar que, além dos citados, estão os pagamentos em espécie, que não serão contemplados neste conteúdo! 

Vamos a nossa lista! 

PIX

O novo queridinho do Brasil, o PIX é uma modalidade de pagamento – uma funcionalidade – para transferências imediatas de valores. 

Cada banco pode estipular, assim como em outros modelos, o limite para o dia, ou para a transação individual. Mesmo assim, a principal característica dessa ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil (BC) é a agilidade do processo: imediato. 

Mais que isso, as transferências funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem limites diários e não exige dados bancários para acontecer! 

Assim, cada “chave PIX” – nome utilizado para o dado necessário para transferência – é cadastrada, preenchida pelo pagador e chega direto na conta registrada naquela chave. 

Entre as possibilidades para um chave PIX, estão: 

  • CPF/CNPJ;
  • Celular’;
  • E-mail;
  • Chave aleatória – criada para uso único. 

TED – Transferência Eletrônica Disponível 

As TED`s são transferências bancárias – as então mais usadas – realizadas entre pessoas, empresas e instituições de terceiro setor. 

Em suma, elas são trâmites bancários assim como o PIX. A diferença está nas questões mais burocráticas do modelo: 

  • o pagamento não cai no mesmo dia se realizado após as 17 horas;
  • funciona apenas em dias úteis;
  • aceita pagamentos acima de R$5000,00 reais;
  • exige dados pessoas como nome, CPF/CNPJ, dados bancários;
  • possuem prazos para cair, não sendo instantâneas;
  • taxas podem ser cobradas para transferências entre bancos diferentes.

Antes do PIX, este modelo era o mais ágil na hora de efetuar pagamentos, transferências e afins. 

DOC 

Assim como TED`s, os DOC`s são transferências bancárias, mas tem como característica a urgência menor em comparação com o outro modelo. 

Assim, um DOC: 

  • tem limite de até R$4.999,00 reais para transferência;
  • cai no dia seguinte do pagamento, podendo atrasar ainda mais caso a transação seja feita após as 22h;
  • também exige dados bancários e pessoais como as TED;
  • também cobra por transferências entre bancos. 

Importante ressaltar que, assim como acontece com as TED`s, é possível obter gratuidade da tarifa cobrada. Isso depende de cada instituição bancária. 

Várias Fintecs, por exemplo, já oferecem serviços gratuitos e ilimitados para TED`s e DOC`s, como é o caso do ForestBank! 

Afinal, qual usar e quando? 

pix, ted e doc- forestbank

A pergunta de um milhão de reais: qual vale mais a pena? A resposta é: DEPENDE!


Antes de qualquer tipo de transação bancária, é necessário compreender as peculiaridades da negociação, as informações que estão em questão entre outras variáveis. 

Transações B2B, por exemplo, se beneficiam muito das TED`s como garantias judiciais (em muitos casos). Já compras em pequenos estabelecimentos são aceleradas com o PIX, além de sofrer menos com cobranças de máquinas de cartão e afins. 

Portanto, é importante compreender as peculiaridades do seu negócio e o que funciona melhor para cada situação. 

Vale lembrar: o PIX, atual modelo mais popular, é mais rápido e acelera negociações, além de poupar tempo de compensação bancária, o que pode ser um diferencial para os clientes. 

Portanto, estude bem dentro da sua empresa qual modelo é mais relevante para com seus clientes/consumidores e utilize o modelo mais viável: é tudo baseado em estudo! 

Conte com o ForestBank!

Tanto para pessoas físicas ou jurídicas, o ForestBank é uma excelente opção! Com benefícios incríveis, gratuidade para TED`s, DOC`s e saques em bancos 24h, o banco acelera seu dia a dia com segurança! 

Além disso, trabalhamos ao lado do FAN – Fundo de Amparo à Natureza em prol de projetos de reciclagem, potencializando os benefícios de projetos socioambientais! 

O Selo ECO FAN™ é ideal para empresas que apoiam a sustentabilidade e querem se identificar como empresas Amigas da Natureza! 


Além disso, o ForestClub está disponível para todos os contistas, com descontos e cashbacks de diversas empresas parceiras, além da possibilidade de participar dos ciclos de coleta para ganhar bônus na loja! 

Deixe um comentário